What’s Behind: IKEA Industry

A sessão What’s Behind, IKEA Industry Paços de Ferreira consistiu num momento de aprendizagem direcionado a todos os alunos do MIEGI que pretendiam conhecer os valores levados em conta pelo grupo IKEA Industry, assim como a cultura organizacional e as oportunidades profissionais.


O grupo IKEA Industry é o maior produtor mundial de mobiliário de madeira e derivados e conta com 17 500 colaboradores no mundo em 40 unidades de produção em 8 países. Tem como visão “criar um dia a dia melhor para a maioria das pessoas”. Todos os valores vão de encontro a este mote e incluem “ouvir e aprender”, “pensar e criar”, “produzir e melhorar”, “embalar e distribuir” e, ainda, “inspirar e vender”. Deste modo, a cultura e os valores IKEA são partilhados pelos colegas das várias unidades do grupo e orientam o seu percurso.


O What’s Behind, IKEA Industry Paços de Ferreira aconteceu no dia 5 de maio pelas 14h30 através da plataforma Zoom e teve a duração de 2h. Mais uma vez, o objetivo principal foi aproximar os alunos do mundo empresarial e, assim, criar a oportunidade de contactarem diretamente com uma unidade de uma das marcas mais conhecidas no mundo. Na sessão estiveram presentes Pedro Gonçalves (HR Business Partner), Sara Vasconcelos (HR Specialist), Pedro Sousa (Continuous Improvement Specialist), Luís Ribeiro (Process Engineer) e José Soares (Process Technician), responsáveis de diferentes áreas na IKEA Industry Paços de Ferreira, que conduziram a sessão e esclareceram todas as dúvidas colocadas.


A IKEA Industry Paços de Ferreira é uma das cinco maiores unidades de produção do grupo IKEA Industry, tem 470.000 m² de área total, 1500 colaboradores e 70.000 m² de painéis solares instalados para produção de energia para consumo próprio. Além disso, esta unidade abastece, a partir de Portugal, lojas IKEA em 21 países de 4 continentes e produz 15 milhões de peças de mobiliário por ano para os clientes.


Os participantes puderam contar com três momentos essenciais. O primeiro momento contou com a apresentação da empresa, da sua visão, valores e algumas curiosidades como, por exemplo, o número de colaboradores e a presença do grupo IKEA Industry nos diferentes países do mundo. De seguida, num segundo momento, foram apresentadas as várias divisões da IKEA Industry Paços de Ferreira, as diferentes áreas de EGI, qual o objetivo e finalidade de cada uma delas e, ainda, o número de colaboradores a operar para cada uma das divisões. As pessoas são o recurso mais importante da IKEA Industry e trabalham em diferentes locais e áreas sendo, deste modo, promovida a diversidade, igualdade, inclusão e segurança de todos os colaboradores. Para além de procurar ter um impacto positivo na vida das pessoas, a IKEA Industry procura, também, impactar positivamente o planeta, movendo-se por valores sustentáveis. Neste âmbito, a IKEA Industry procura ser o líder mundial de produção sustentável de mobiliário. No último momento da sessão, foram destacadas oportunidades para os alunos, como estágios curriculares e profissionais, esclarecendo também a forma como podem entrar em contacto com a unidade para chegar a essas oportunidades.


Em suma, o What’s Behind, IKEA Industry Paços de Ferreira foi mais um momento de aprendizagem proporcionado pelo NEEGIUM aos alunos do MIEGI, uma vez que permitiu conhecer uma das mais distintas e conhecidas empresas em Portugal e no mundo.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo