What's Behind: Continental

A sessão What’s Behind, Continental constituiu um momento dedicado a todos os alunos do MIEGI que tinham interesse em descobrir o que está por detrás de uma das mais conceituadas empresas do setor automóvel, a Continental.

A Continental celebra este ano 150 anos da sua existência, 30 dos quais em Portugal. Tendo como valores “Paixão por Vencer”, “Liberdade para Agir”, “Uns pelos Outros” e “Confiança”, foi distinguida, em 2019, como “Melhor Empresa Internacional” em Portugal. É a 5ª maior exportadora a nível nacional e conta com cerca de 3000 colaboradores espalhados ao longo de todo o país por sete empresas e uma fábrica.

O What’s Behind, Continental teve a duração de 1h30 e decorreu dia 31 demarço pelas 14h na plataforma Zoom. O seu principal objetivo foi aproximar os alunos do mundo empresarial, neste caso, de uma empresa de destaque na área da Gestão Industrial e também a nível de cultura organizacional. Para testemunhar o trabalho de um engenheiro e gestor industrial e esclarecer todas as questões colocadas, marcaram presença os engenheiros Marta Morais e José Nuno Costa, ambos alumni da Universidade do Minho, bem como a representante de Recursos Humanos, Mariana Duro.

Primeiramente, foi feita uma breve apresentação da empresa relativamente à sua missão, cultura organizacional, número de colaboradores e à diferença entre os vários polos existentes em Portugal. De seguida, os engenheiros presentes expuseram o seu percurso até ingressarem na Continental, assim como o seu dia-a-dia e o setor em que trabalham. Nesse momento, foram esclarecidas questões relativas à inserção da área de EGI na empresa, qual a sua importância e quais as diferentes áreas em que um engenheiro e gestor industrial pode trabalhar. Os colaboradores puderam, também, dar algumas sugestões aos alunos em relação ao que devem aprimorar no seu percurso académico, dando como exemplo o desenvolvimento de soft skills e a importância do domínio da língua inglesa. Foram também abordados os tópicos sustentabilidade empresarial, indústria 4.0 e inteligência artificial, presentes no crescimento atual e futuro da empresa.

Por fim, a representante de RH destacou as oportunidades existentes, nomeadamente, os estágios de verão (apenas para familiares de colaboradores) e estágios curriculares (aberto a candidaturas). Foram também abordadas as fases do recrutamento da Continental, assim como o método através do qual os alunos se podem manter informados e enviar a sua candidatura.

Concluindo, esta sessão permitiu que 50 alunos de todos os anos do MIEGI pudessem espreitar aquele que pode vir a ser o seu futuro numa das empresas mais desejadas para ingressar após a conclusão do mestrado.

Por fim, é com grande satisfação que o NEEGIUM pode proporcionar estas oportunidades aos alunos, diminuindo o foço existente entre a universidade e o mercado de trabalho.