ITÁLIA

Universidade de Trieste, Trieste

Clima

Língua Falada

Certificado de Língua

é necessário 

Era fácil. De Milão existiam voos baratos para todo o lado e de Flix Bus com o cartão ESN tinhas 15% em todas as viagens. Estando localizado na fronteira de Itália é fácil deslocar quer por Itália quer pelo resto da Europa. É um ponto estratégico para quem gostava de fazer a costa da Croácia e conhecer o resto de Itália.

MEIOS DE TRANSPORTE

Universidade

Exigência do Ensino

Apontamentos

Disponíveis

Produtividade profissional

Existia a noite de erasmus terça e a noite académica quarta. Ao sábado e à sexta também existia sempre onde sair. Mas no resto dos dias é mais parado a não ser quando começou a chegar o Verão.

ESPÍRITO UNIVERSITÁRIO

Lá as notas eram de 0 a 30. E só passavam se tirasses acima do equivalente a um 12 cá. Eu tirei sempre notas equivalentes a 17/18 ca e acabei com essas notas.

PROCESSO DE EQUIVALÊNCIAS

Finanças

Despesas/Nível de vida

Bolsa de Apoio Financeiro

Sim, tive. Pagava o alojamento.

Alojamento

Universitário

Pagava bastante por mês (300 euros). Era uma casa bem situada, mas não valia o preço. É possível arranjar mais barato, dividindo com estranhos.

Processo de Candidatura

Processo de Seleção:

Não. Acho que não foi justo. Por acaso foi um dos países que eu idealizava, não o primeiro porque gostaria de ter ido com uma amiga que na altura não tinha possibilidades para ir para um país mais caro que o nosso.

Fatores de Decisão:

Eu queria ir para Itália tendo em conta que adoro o país e já tinha feito um InterRail pela Europa por isso os países que queria explorar mais era Itália e Croácia. A localização de Trieste é perfeita porque permite não estar só dentro de Itália é ter capacidade de deslocação para outros países. Tinha medo do custo de vida, Mas Trieste é muito mais baixo que o resto de Itália.

Sugestões de melhoria do processo de seleção:

Para mim não faz sentido os do segundo ano (que vão realizar Erasmus no terceiro) passarem à frente no processo de seleção relativamente aos que o gostariam de fazer no quarto.

Motivação

Antes

Depois