SABE MAIS 

 ACERCA DA AGENDA DAS JORNADAS

Dia 18

10:15

MIEGI

Mesa Redonda

Mesa Redonda que irá incidir sobre  a Reestruturação do curso, explicando a motivação e objetivo por detrás desta mudança. O objetivo da mesa é esclarecer os estudantes em relação às principais mudanças na dinâmica do curso e como afeta EGI na UM e ainda elucidar sobre as diferentes oportunidades de mestrado ligados e alternativos ao ramo de Engenharia e Gestão Industrial.
 

ORADORES

PS (25).JPG

É o diretor de curso de engenharia e gestão industrial e foi o vice presidente da escola de engenharia da universidade do minho. Supervisionou, com sucesso, 4 estudantes de doutoramento, mais de 70 estudantes de mestrado e tem mais de 200 publicações no nome dele.

sameiro.PNG

Licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática é, atualmente, Professora e diretora do Departamento de Produção e Sistemas. É investigadora e Membro da direção no Centro ALGORITMI e integra a Linha de EGI no Laboratório SLoTS. É responsável pelas disciplinas nas áreas da Logística em vários cursos Universidade do Minho.

Mariana Osório.png

Esteve envolvida no NEEGIUM, LG Minho a nível local e ESTIEM a nível europeu. Realizou ERASMUS em Eindhoven, terminou o curso em 2020 e fez o seu estágio na área de gestão de produto na Veniam. Atualmente, trabalha na BLIP como Associate Product Owner.

luis_pinto.jpg

Aluno do 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho, foi Presidente-adjunto do NEEGIUM no mandato 2019/2020 e é, atualmente, Presidente da Assembleia Geral de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho.

David Ribeiro.jpeg

Neste momento, encontra-se no 4º ano do curso de engenharia e gestão industrial. Destaca-se por ser atualmente Diretor Geral da Young Minho Enterprise, representa o núcleo de estudantes do curso como Local Responsible do Local Group Minho. Para além disso, é o Vice-Presidente do cineFOCUM.

11:45

Pitch empresarial

Pitch

Momento para as empresas parceiras se apresentarem em palco, falar sobre a empresa, como se insere a área de EGI na empresa e o que pode fazer lá um engenheiro e gestor industrial. É ainda um momento onde vão ser expostas as oportunidades da empresa.

ORADORES

Logo_BorgWarner.jpg

A BorgWarner é líder global de produtos no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis ​​para o mercado de veículos. É uma empresa de inovadores e pensadores independentes que reúne funcionários talentosos, trabalho significativo e tecnologia incrível num ambiente único. 

Na Atepeli dedicamo-nos à produção de componentes de marroquinaria e calçado símbolos de distinção, excelência e exclusividade. Atualmente, contamos com 3 ateliers no norte de Portugal, mais especificamente, em Ponte de Lima, Penafiel e Santa Maria da Feira.  Pretendemos ser a empresa de referência nacional e internacional na produção de componentes para marroquinaria e calçado de luxo.

BMarques_logo_RGB_Cor (2).png

A Balanças Marques é a líder Portuguesa no fabrico de equipamentos de pesagem comercial e industrial. Mais do que tentar superar as suas próprias expectativas e metas, a Balanças Marques pretende sempre surpreender os seus clientes e o mercado.

Logo ATEPELI.png

António Vicente

LOGO_COR.png

Com mais de 20 anos de experiência, a Fehst Componentes, Lda ocupa uma posição ímpar no panorama nacional e internacional ao oferecer soluções integradas aos seus clientes, tendo-se especializado no desenvolvimento e produção de sistemas e peças decorativas para o interior do automóvel. Atualmente é das poucas empresas no mundo a combinar dentro de portas o processo de injeção de termoplásticos, com tecnologias de acabamento superficial.

Q-Better_Logo_Original (002).png

O foco da Q-Better é criar sistemas intuitivos e poderosos que ajudem empresas e organizações a melhorar a experiência de seus clientes, principalmente nas áreas de gestão de filas, sinalização digital e análise.

Leica_Camera.png

A Leica é uma empresa internacional, que desenvolve e produz máquinas fotográficas e produtos de ótica desportiva, enquadrada no segmento premium. Em Portugal, a Leica existe desde 1973 e está situada em Vila Nova de Famalicão.

14:45

Discovering EGI

Pitch

Neste pitch os oradores irão informar os estudantes sobre as diferentes áreas de EGI, os seus percursos profissionais e as diferentes saídas que poderão ter. 

ORADORES

WhatsApp Image 2021-09-07 at 11.52.49 (2).jpeg

Francisco Ramires é alumni desde 2021, tendo iniciado a sua carreira em consultoria na Capgemini Engineering onde fazia parte do centro de competências de consultoria de gestão e operações. Aqui trabalhou em projetos na área de melhoria operacional, análise de mercado e transformação organizacional nos setores da saúde e tecnologia. Atualmente integra a equipa de projetos da Promptly Health, uma scale-up tecnológica na área da saúde.

Andre Cruz_WD.jpg

André Cruz é um gestor de projetos de IT, natural de Pedras Salgadas, Vila Real. Há dois anos a trabalhar na Farfetch, têm-se especializado na implementação de projetos de software em diversas áreas de IT. Formado em 2019 em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho, conta com experiências profissionais na Bosch GmbH e Aptiv e co-escreveu uma publicação em 2020 para o "Journal of Modern Project Management" sobre Metodologias de Gestão de projetos.

Captura de ecrã 2021-10-12, às 22.16.33.png

Mariana Jacinto, Mestre em Engenharia e Gestão Industrial ao concluir a sua Tese de Mestrado sobre a análise de viabilidade financeira de um projeto de R&D aplicado a Smart Cities com sucesso e reconhecimento pelo Prémio Bosch Car Multimedia como Melhor Dissertação de MIEGI. Trabalhou ainda na área de Melhoria continua e Lean Six Sigma, Reporting e Data Analysis como EMEA Process Analyst no BNP Paribas. Atualmente, na Vestas exerce o cargo de Project Manager para projetos Onshore e Offshore de grande dimensão e complexidade.

1517497855007 (1).jpg

Hugo Costa, alumni do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho. (2015-2020). Durante o seu percurso académico foi presidente do NEEGIUM, organizando o ENEGI 2018. Foi também Diretor para a Qualidade e Sustentabilidade na Associação Académica da Universidade do Minho. No seu 5º ano fez o seu Erasmus na Universidade Tecnológica de Eindhoven. Atualmente, está a trabalhar como Business and Operations Developer na Costa & Abreu, uma PME portuguesa que produz mobiliário.

pastedImage (1).jpg

  Concluiu a dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, recentemente, em março. Desenvolveu o seu projeto de dissertação sobre Data Mining na QuickCheck, uma fintech nigeriana, onde se encontra a trabalhar desde finais de 2019 e onde desempenha atualmente funções de Analista de Risco Operacional. Ao longo do seu percurso académico, envolveu-se ativamente no NEEGIUM e na ESTIEM, tanto a nível local no LG Minho, como a nível europeu.

16:00

EGIr Sustentavelmente

Mesa Redonda

Nesta mesa redonda irá ser discutida a importância da sustentabilidade, as iniciativas a estratégias que tem vindo a ser adotadas pelas empresas para se tornarem mais sustentáveis e ainda as alterações que os mercados tem vindo a sofrer devido às novas exigências dos consumidores.

ORADORES

BrunoLopes.JPG

Formado no nosso curso e Universidade, MIEGI na Universidade do Minho. Durante o percurso profissional esteve sempre muito ligado ao associativismo, tendo sido presidente do nosso próprio núcleo NEEGIUM e fundador da Junior Empresa da Escola de Engenharia a EPIC. Realizou a dissertação na Bosch Car Multimedia em Braga e atualmente desempenha funções como responsável pelo departamento de investigação, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade na empresa textil FORteams.

IMG_20180225_152352_938.jpg

Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho; Tem trabalhado desde 2013 em torno da Qualidade, Operações, Lean e Industrialização na área do mobiliário, produtos desportivos, saúde e indústria alimentar.Neste momento é Director de Qualidade Ambiente e Segurança do Grupo Polisport líder mundial de produção de porta bebés para bicicletas.

Isabel Loureiro.jpg

Licenciada em Ciências Farmacêuticas e é consultora de negócios no âmbito do desenvolvimento sustentável, inovação e exploração transformativa. É a coordenadora geral da nova Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável - Guimarães 2030 e é  docente do departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho. Possui a certificação de “Sustainable Business Strategies” e ainda de “Accelerating Transitions”.

julio losada.jpg

Engenheiro Técnico em Eletrónica e Automática Industrial pela universidade de Vigo, espanha. Experiencia profissional de mais de 20 anos no sector automóvel passando por diferentes funções. Atualmente a desempenhar a função de Quality, program Management e Manufacturing Services na BorgWarner ETTS Portugal em Viana do Castelo. 

Natacha Cunha.jpg

A concluir o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, é uma jovem dinâmica, muito ativa e defensora da responsabilidade ambiental. Integrou o núcleo do curso (NEEGIUM) durante 2 anos e já pertenceu a várias organizações relacionadas com a sustentabilidade. Atualmente é membro do departamento “Formação e Eventos” na Society Loving the Planet Minho, onde lidera um projeto de apresentação de propostas sustentáveis no município de Braga.

21:00

Dar o corpo às medalhas

Mesa Redonda, Online

Neste momento online iremos entrevistar atletas e uma figura ligada ao desporto. A mesa redonda vai incidir sobre o desporto em portugal, apoios ao desporto, vida dos atletas e reconhecimento.

ORADORES

foto_CAV_2.jpg

 Carlos Videira é licenciado em Relações Internacionais, mestre em Direitos Humanos e estudante do doutoramento em Ciências da Administração pela Universidade do Minho (UMinho). Foi Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário, membro do Conselho Municipal de Educação de Braga e do Conselho Nacional de Educação. Desempenhou as funções de coordenador do Pólo Zero, no Porto, de colaborador dos Serviços de Apoio ao Reitor e de Assessor do Administrador dos Serviços de Acção Social da UMinho. Atualmente é o Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho. Paralelamente, é Vogal do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta.

245278830_198049165672317_4971116966632730117_n.jpg

José Paulo Lopes tem 20 anos é estudante de MIEGI, e nadador do SCBraga. A natação sempre foi um desporto que desde cedo o apaixonou e o SCBRAGA também.

245849574_4715952801826413_1005862505667366662_n.jpg

Licenciada em Engenharia e Gestão Industrial. Atualmente aluna de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, Atleta de Futebol Feminino, Campeã Olímpica pelos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 e Atual jogadora do Gil Vicente FC.

Dia 19 | Dia do Atelier

Pack E

09:15 

FINANCIAL ALPHA

Workshop

A área da Análise Financeira para a Gestão de Projetos e Empresas deixa-te curioso? Neste workshop os estudantes ficarão a conhecer todasa importância, as estratégias, métodos,  técnicas e instrumentos aplicáveis na Análise Financeira.

ORADOR

Financial Alpha - José Pinho.jpg

José Pinho, 40 Anos. Licenciado em Economia; MBA em Gestão de Empresas; Diretor Financeiro e Técnico na IKEAIndustry Portugal.

11:30

PROGRAMMING AND ENGINEERING

Workshop

Curiosidade sobre a computação na área da Engenharia? Neste workshop os estudantes irãoperceber a importância da computaçãona Engenharia, alguns fundamentos da visão computacional, e ainda, os diferente softwares e a formacomo estes são aplicados nas empresas.

ORADOR

Programming and Engineering - José Teixeira.jpg

Profissional com vasta experiência em desenvolvimento de software para a indústria. Beneficia daformação base em Engenharia e Gestão Industrial para a conceção de soluções ricas e rigorosas.

Pack G

09:15

OPTIMIZING PRODUCTION

Workshop

Gostas de fazer as coisas cada vez melhor? Neste workshop terás a oportunidade de conhecer o significado de Melhoria Contínua, ferramentas e estratégias utilizadas, e ainda, Métodos de Otimização da Produção.

ORADORES

Optimizing Production - Melisa Freitas.jpg

Melisa Freitas

A Melisa ingressou na BorgWarner em 2018 como Manufacturing and Quality Engineer. No ano passado abraçou um novo desafio no departamento de Qualidade como Quality Continuous Improvement Leader.

Optimizing Production - Inês Sagres.jpg

Inês Sagres

A Inês iniciou o seu percurso profissional na empresa Coindu como Engenheira de Melhoria Contínua. Recentemente , abraçou um novo desafio no departamento de Qualidade na BorgWarner como Advance Quality Engineer em lançamentos de projetos.

11:30

RISK? ANALYSING

Workshop

Tens curiosidade sobre a Análise de Risco? Com este workshop irás aprender a importância e a finalidade da Análise de Risco , métodos, estratégias, técnicas e ferramentas utilizadas, e ainda, como fazer umacorreta Análise de Risco.

ORADOR

Risk_ Analysing.jpeg

Mestre em Engenharia e GestãoIndustrial, é também Black Belt em Lean Six Sigma. Sónia experienciou a indústria do calçado de luxo na Eureka e consultoria de tecnologia na Accenture, indústria automóvel na Bosch e, atualmente desempenha funções de gestora de projetos numa plataforma líder mundial no mercado online de moda de luxo - a Farfetch, na área de tecnologia e corporativa.

Pack I

09:15

QUALITY UP

Workshop

 Neste workshop os estudantes vão aprender a importância da gestão da qualidade, métodos, estratégiase técnicas a abordar na gestão da qualidade, e ainda, a importânciae como fazer uma boa gestão da qualidade.

ORADOR

Quality Up _ José Pedro Domingues.JPG

Pedro Domingues é Investigador Júnior no ALGORITMI RC e estáenvolvido num projeto depós-doutoramento com o objetivo de desenvolver uma ferramenta/modelo que permita simultaneamente avaliar a maturidade e eficiência de sistemas integrados de gestão.

11:30

PLAN IT. DO IT. CONTROL IT.

Workshop

A área de planeamento e controlo da produção (PCP) desperta curiosidade? Com este workshop vão perceber a importância do PCP, as diferentes áreas funcionais e métodos e ferramentasutilizadas para o planeamento econtrolo da produção.

ORADOR

Plan it. Do it. Control it. - Filipa Guedes.jpg

A Filipa Guedes iniciou a sua experiência profissional na área de gestão de produção e posteriormente assumiu funções na área de planeamento de produção. Atualmente, trabalha comoEngenheira de Produção e está a terminar uma pós-graduação em Lean Management.  

Packs da Tarde

14:30

Deciding Throught Data

Workshop, pack 1 

Achas a análise de dados um desafio? Neste workshop vamos tornar esse desafiomais fácil abordando temas como a importância da análise de dados,como fazer uma boa análise, possíveis ferramentas e muitos outros conceitos.

ORADOR

Deciding through Data - Fábio Fernandes2.jpg

Fábio tem como missão ajudar as organizações e a sociedade em geral a, como lidar e compreender as tecnologias de Machine Learning eInteligência Artificial e qual o seu impacto na nossasociedade.

14:30

Checkmate Decisions

Workshop, pack 2 

Queres aprender como tomar uma boa decisão? Então este workshop é ideal para ti. No workshop irás aprender a importânciadas boas decisões e métodos, estratégias e que técnicas abordar nas tomadas de decisão. 

ORADOR

Checkmate Decisions - António Teixeira.jpg

O António acredita que vivemos num admirável “mundo novo” onde existe um imensurável potencial científico e tecnológico paramelhorar a Vida das sociedades. Vamos perceber como as tomadas de decisão podem contribuir para a criação de valor? 

14:30

Logistics Solutions

Workshop, pack 3 

Gostavas de ficar a saber mais sobre Supply Chain Management? Neste workshop vais ter a oportunidadede perceber os objetivos e a estrutura da Supply Chain e ainda, a estratégia deplaneamento de operações, fornecedores, logística.

ORADOR

Logistics Solutions - Miguel Nuno Silva (1).png

Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI. Experiência profissional de 27 anos, dos quais 17, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria. Atualmente é Consultor Sénior nas áreas de Logística, Supply Chain & Operações, colaborando com empresas de consultoria técnica em Portugal e nos PALOP´s.

Dia 20

09:30

TIMES Mentoring

Exclusivo para Participantes da TIMES Local Qualification

A final deste ano tem um momento dedicado para ti que arriscaste e chegaste mais longe! A partilha de experiências vai ser o tópico principal, onde estarás mais perto de saber como alcançar o sucesso nesta competição!

ORADORES

Inês_Quelhas.jpeg
Márcia_Galvão.jpeg

13:00

TIMES

Resolução de um caso de estudo e apresentação do mesmo aos jurados.

19:00

Closer

Momento de encerramento

Encerramento do evento e anuncio dos vencedores do TIMES e do giveway.