SABE MAIS 

 ACERCA DA AGENDA DAS JORNADAS

10 | ADAPTA-TE

10:00

Futuro da Engenharia

(ou Engenharia do Futuro?)

Mesa Redonda, Híbrido

Sustentabilidade, Mobilidade, Inteligência Artificial. Através de um conjunto de pitches individuais, três profissionais de diferentes áreas de trabalho tentarão vender a sua Engenharia. Uma discussão que arrisca anunciar o futuro da empregabilidade, marcado indelevelmente por uma crescente evolução tecnológica.

ORADORES

Investigador no CEB - Centre of Biological Engineering e professor da UMinho, participa no projeto YPACK com o objetivo de desenvolver alternativas biodegradáveis aos plásticos de uso único.

Consultor na LTPlabs e membro da comissão executiva da APGEI, foi também presidente da ESTIEM e do NEEGIUM. Estudou Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho onde concluiu o mestrado em 2018.

Miguel Carvalho é estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho. Ao longo do seu percurso envolveu-se em várias associações. Foi dirigente no Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial e na Associação Académica da Universidade do Minho. Participou ainda em vários eventos da ESTIEM, nomeadamente o TIMES, pertencendo à equipa do Minho que chegou à Final Europeia de 2018, em Viena, terminando em 4.º lugar. Fez ainda parte da equipa vencedora da Competição de Engenharia do Minho 2018. Encontra-se a desenvolver a dissertação de mestrado na Bosch Car Multimedia, em Braga

António Vicente

11:10

Liderança

Pitch, Híbrido

Motivação, Realidade, Honestidade. A desconstrução de um discurso motivacional, a frontalidade da incerteza de sucesso. A necessidade da construção voluntária e independente de uma carreira. Um pitch individual sobre gestão e controlo de equipas, uma das mais procuradas e ousadas competências do mundo profissional atual.

ORADOR

Fundador e Co-CEO da PRIMAVERA - Business Software Solutions, SA, o maior fabricante português de software de gestão. Com trinta anos de experiência no setor das tecnologias de informação, em especial na área do software de gestão, à qual se dedicou toda a sua vida profissional, é também entusiasta e dinamizador dos ecossistemas de incubação de startups e pontualmente investidor.

11:55

Geração (Anti)Social

Mesa Redonda, Híbrido

O dilema da sociabilidade. Serão as redes sociais um modo de aproximação? Ou estarão, contrariamente, a afastar-nos mental e fisicamente? Numa atualidade em que o peso de um clique é banalizado, procura-se a discussão acerca da natureza humana e do futuro dos relacionamentos interpessoais, através do debate de temas relacionados com a comunicação digital e o marketing.

ORADORES

Estudante do 4.º ano de Engenharia e Gestão Industrial e Diretora Geral da Young Minho Enterprise (YME), Júnior Empresa de Consultoria de Comunicação e Marketing. Começou o seu percurso como VP de Public Relations do ESTIEM LG Minho seguindo-se a ingressão na YME como membro do departamento de Comunicação e Marketing.

Professor universitário na área de comunicação e marketing, atividade que complementa com consultoria de comunicação, branding e public speaking. Está a concluir o doutoramento em comunicação estratégica, na Universidade do Minho, e tem uma especialização em Reputação Organizacional, pelo Reputation Institute, New York.

Consultora de Redes Sociais e Marketing Digital. Faz parte da empresa "Tudo sobre eCommerce", um acelerador de projetos que cria/otimiza lojas online e faz crescer as suas vendas. Partilhou inclusive o seu conhecimento no "Porto Canal" há cerca de 1 semana, onde abordou o tema "Como trabalhar com influenciadores para promover a nossa marca ou negócio online".

14:00

Palco da Juventude

Mesa Redonda, Híbrido

De jovens, para jovens! A transmissão de experiências é um ótimo método de aprendizagem. Através de um conjunto de pitches reais, inovadores e ambiciosos, surgirá a oportunidade de se conhecer jovens empreendedores de várias regiões do país, cujas previsões de futuro são bastante promissoras.

ORADORES

CEO e Founder do InfiniteBook. Aos 17 anos, ainda no secundário, o Pedro identificou um problema e quis resolvê-lo. Nasceu o EcoBook, que depois se transformou em InfiniteBook, um caderno que permite errar, é amigo do ambiente e em 5 anos chegou ao top da Amazon.

Engenheira e Gestora Industrial, fundadora e CEO da Wonther, uma marca de jóias contemporânea, ética, simbólica e forte para mulheres irreverentes. O seu percurso para por Aveiro tanto a nível académico como antiga Presidente da Associação de Engenharia e Gestão Industrial de Aveiro e por Nova Iorque onde muda a sua perspetiva de vida.

A Inês é CEO do Movimento Transformers, um movimento social e cívico. É formadora do IES – Social Bussiness School, Project Manager e Speaker do projeto governamental P80 de 2016 a 2018, licenciada em Psicologia do Desporto e mestre em Desporto Adaptado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Licenciado em gestão pela Universidade do Minho, onde foi presidente da ADEGE (Associação de Estudantes de Gestão). Pouco tempo depois, fundou a Talentun, uma plataforma online de mentorias entre estudantes universitários e profissionais, que tem como objetivo criar um milhão de carreiras extraordinárias até 2030 e desenvolver o talento português.

Alumni do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, já participou nas Jornadas 2016. Atualmente trabalha na CARGONETONLINE, empresa que fundou juntamente com um sócio.

16:00

Revolução do Ensino

Mesa Redonda, Híbrido

A quarentena veio impor as suas consequências ao estilo de ensino tradicional, mas a verdade é que já antes se reconhecia a necessidade de reformular o método de ensino. Será que a adaptação inevitável a este novo estilo de ensino nos aproximou mais desse objetivo ou só veio realçar as já existentes dificuldades? Qual é a opinião dos docentes, dos representantes da Universidade, da Direção de Curso e dos alunos?

ORADORES

Licenciou-se em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1991, com a classificação final de 15 valores. Concluiu o Doutoramento em Ciências Biomédicas na mesma Universidade em 1997. Em outubro de 1996, ingressou na Universidade dos Açores como Assistente Estagiário, onde veio a assumir funções de Professor Auxiliar. Em Janeiro de 2004, ingressou na Universidade do Minho, na Escola de Medicina (então designada Escola de Ciências da Saúde) onde é Professor Associado desde Maio de 2011. É investigador do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS).

Founder and CEO of CSS (Consultancy Services to Success)- Enhancing Performance e CSS (Coaching Students to Success). Exerce também a profissão de professor na Universidade Católica e cronista pontual no jornal “Público”, com o tema o futuro da nossa educação.

Alumni do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, já participou nas Jornadas 2016. Atualmente trabalha na CARGONETONLINE, empresa que fundou juntamente com um sócio.

Paulo Sampaio

Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho (2002). Doutoramento em Engenharia de Produção e Sistemas (2008). (2000-2005) Desempenhou funções docentes, na categoria de Monitor, no Departamento de Produção e Sistemas da Universidade do Minho; (2002-2004) Gestor de Projetos I&D na Associação Portuguesa de Certificação; (2004-2008) Bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia; (2009-…) Professor Universitário, na categoria de Professor Associado, na Universidade do Minho.

21:00

A Nova Realidade

Mesa Redonda, Online

Todos sabemos o quanto a pandemia afetou cada um de nós, mas não sabemos o quanto afetou os outros. Todos os dias falamos das consequências no nosso futuro, no nosso mercado de trabalho, nas nossas engenharias. Mas e as outras áreas?

O objetivo desta sessão é analisar a situação de áreas como a saúde, a economia e as artes e a cultura, na tentativa de perceber qual vai ser o impacto, as  estratégias,  alternativasdesafios que serão enfrentados.

ORADORES

Advogado, líder do projeto “100 oportunidades”, um dos autores da página “Os Truques da Imprensa Portuguesa” e founder da “Ockham Legal”, uma proposta inovadora de serviços jurídicos para startups. Para além de tudo isto, já escreveu um livro e é também consultor na Organização Mundial da Saúde. Não faltam qualidades e projetos que possam ser associados ao João.

Economia

Economista, Professor Universitário, ex Presidente da Iniciativa Liberal, e consultor. É também um dos escritores do livro “O economista insurgente: 101 perguntas incómodas sobre Portugal” e escreve também vários artigos de opinião para diferentes jornais

Economia

Economista, Professor na Universidade do Minho. Escreveu vários artigos científicos sobre os estudos realizados na área económica. Também escreve com frequência artigos de opinião para diversos jornais e recentemente foi consultado pelo Primeiro-Ministro para analisar o programa de recuperação do Engenheiro Costa e Silva

Saúde

Uma empresa que exerce a sua atividade tanto a nível nacional como internacional no âmbito da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, apoiando as necessidades das empresas neste domínio. 

Saúde

Professor universitário, tem muitos artigos publicados no Observador sobre temas alusivos à saúde, economia, política, entre outros. Fez parte do “Health Parliament Portugal” e tem formação em várias áreas, desde engenharia informática a economia. Nos últimos tempos, tem publicado artigos sobre o COVID-19 e o SNS nos dias de hoje.

Filipa Amaro

Artes e Cultura

Realizadora Portuguesa. Criadora do “Frágil”, série cómico-trágica sobre três raparigas meio em pânico a viver em Lisboa. Projeto destacado e reconhecido no âmbito do RTP Lab, “Frágil” foi a plataforma de exposição de Filipa, um dos nomes promissores da cinematografia portuguesa.

Paulo Brandão

Artes e Cultura

Diretor Artístico do Theatro Circo, a sala de espetáculos mais prestigiada de Braga, com uma beleza única que alia a tradição dos palcos à italiana a uma das infraestruturas tecnicamente mais sofisticadas de toda a Europa. 

11 | COMPLEMENTA-TE

Opção 1

14:00

Importância da Postura no Mundo Profissional

Workshop, Online

Já alguma vez, antes de uma apresentação ou reunião, desejaste ter a teu lado um conselheiro para te dar dicas sobre como te conduzir até ao sucesso?

Tendo isso em mente, este workshop sobre postura no mundo profissional responderá às tuas necessidades, preparando-te melhor para o ingresso no mercado de trabalho e permitindo-te os próximos contactos com o mundo empresarial.

ORADOR

Licenciada em Química na Universidade do Porto e doutorada em Química Quântica. Foi professora de Química Geral e atualmente, diretora de marketing e comunicações e CEO na Castelbel, empresa portuguesa internacionalmente conhecida pela qualidade dos seus sabonetes de luxo e fragrâncias para o lar.

15:30

Entrevistas Rápidas

 Online

Nas entrevistas poderás contactar com as diversas empresas parceiras sendo que cada entrevista tem a duração de 10 minutos e podes inscrever-te em duas entrevistas. Depois da tua inscrição, entraremos em contacto contigo a fim de perceber quais é que são as empresas que mais te atraem e para enviares o currículo se ainda não o tiveres feito.
Não te esqueças que a Microsoft, patrocinadora ouro, fará as entrevistas em inglês e, também o currículo será em inglês.
O que gostavas de perguntar a uma empresa? Queres saber quais são os teus pontos fortes? Queres aproveitar para ter uma opinião profissional sobre o teu currículo e a tua postura? Haverá melhor oportunidade que esta?

16:30

Feedback

Workshop, Online

Nesta opção, poderás ainda contar com um workshop sobre como dar e receber feedback para que possas brilhar em qualquer situação, ser bem interpretado e não gerar mal entendidos.

Toda a gente tem uma opinião, mas será que toda a gente sabe dar ou receber feedback?

ORADOR

João Leite

João Leite é um psicólogo, licenciado na Universidade do Porto e com pós-graduação em Hipnose CI.  Nos últimos anos tem vindo a dedicar o seu tempo a colaborar com as mais variadas organizações, sejam elas empresas, associações ou universidades, enquanto consultor/formador.

Opção 2

14:00

ABC do Emprego

Workshop, Online

Se tu não sabes como podes melhorar ou fazer o teu currículo, se não conheces as oportunidades da universidade para complementar a tua formação, se para ti o LinkedIn é uma aplicação a instalar a partir do quinto ano então este workshop é para ti. Em 90 minutos ficas a saber tudo sobre CV, LinkedIn, pitch, oportunidades, gestão de expectativas e terás ainda direito a um certificado de participação.

Este é o teu primeiro passo, é o ABC do emprego!

ORADORES

Movimento que une todos aqueles que procuram continuamente ser melhores através de novas ideias, desafios e oportunidades. Trabalham para ajudar os jovens a estarem mais conscientes, indicando-lhes todas as ferramentas necessárias para que atinjam os seus objetivos, fornecendo um leque de competências para os estudantes universitários se destacarem na entrada para o mercado de trabalho

16:00

Problem Solving

Workshop, Online

Já todos ouvimos dizer que um engenheiro tem o dom de resolver qualquer problema, mas perante um desafio para que lado nos viramos? Por onde começamos? Quais os passos a dar?

Para complementar o workshop de soft skills, criamos um momento mais prático para que em qualquer situação te desenrasques como um bom engenheiro que és!

ORADORES

Em 2020, terminou o Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial. Durante o percurso académico, foi muito ativa no associativismo, tendo assumido inúmeros cargos em atividades organizadas pela ESTIEM, tais como Project Leader of Summer Academy Minho e European Summer Academy Leader. Realizou a sua dissertação de mestrado na Bosch Car Multimedia, com um dos principais temas Problem Solving.

Aluno do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho. Sempre foi um aluno muito proativo, tendo sido instrutor no Curso de Lean Six Sigma - Green Belt, organizado pela ESTIEM, e feito diversos estágios curriculares em empresas de relevo.

Opção 3

14:00

Funcionamento do Cérebro

Workshop, Online

O nosso cérebro é fantástico!

Devemos estimulá-lo com ginástica mental para o tornarmos cada vez mais forte, prevenir doenças, melhorar a memória e o desempenho cognitivo e aumentar o bem-estar.

O workshop de Funcionamento do Cérebro vai por o teu cérebro à prova através de desafios que te fazem sair do “piloto automático”. Alinhas?

ORADOR

Trabalhou durante mais de 20 anos na Santa Casa da Misericórdia da Amadora. Em 2012, criou uma página no Facebook, dando conta da importância para a prática de exercício mental. Passou de ideia para projeto, com a participação em concursos de empreendedorismo e a publicação de artigos cada vez mais relevantes . No centro do seu projeto está a temática da Neuroplasticidade, uma capacidade mágica que todos temos ao nosso dispor e não exploramos, para nosso benefício.
Em 2020 o projeto deixou de o ser para tomar rumo e ganhar vida, e assim surgiu AtivarMentes.

16:00

Business Analytics

Workshop, Online

És curioso pelas novas áreas emergentes na área dos negócios? Nesse caso não podes perder o workshop de Business Analytics, participa e compreende a importância da mesma e como pode ser utilizada!

ORADOR

Ex-estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho, tendo ocupado cargos como Presidente do NEEGIUM e membro da direção da ESTIEM Local Group Minho.

Atualmente, trabalha como Business Analyst na LTPlabs, onde exerce funções desde novembro de 2018.

12 | DESAFIA-TE

10:00

WORKSHOP Coindu

Workshop, Online

Exclusiva para Participantes da TIMES Local Qualification

Workshop dado pelo Main Sponsor da TIMES Local Qualification Minho 2020, a Coindu.

09:00

(G)old TIMES

Mesa Redonda, Online

Exclusivo para Participantes da TIMES Local Qualification

A final deste ano tem um momento dedicado para ti que arriscaste e chegaste mais longe! A partilha de experiências vai ser o tópico principal, onde estarás mais perto de saber como alcançar o sucesso nesta competição!

ORADORES

Aluna do 4.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, membro da equipa vencedora da TIMES Local Qualification Minho 2019

Ex-aluno do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, Project Leader da TIMES Local Qualification Minho 2017. Em 2019, foi responsável pela Semifinal e pela Final na ESTIEM Central.

Ex-aluna do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial, membro de equipa finalista da TIMES Final Vienna 2018

21:00

Futuro da Nação

Espaço Opinião, Online

Diretamente do Jornal da Noite da SIC para as Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial, vem o Dr. Luís Marques Mendes para nos falar de assuntos como o orçamento de estado, o programa de recuperação que tanto afetará o nosso futuro, a crise que se avizinha e o uso que vai ser dado aos fundos europeus...

Luís Marques Mendes explica-nos qual o futuro da nossa nação e tu não vais querer perder!

ORADORES

Francisco Cordeiro de Araújo 

Jurista e mestrando em Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, estudou igualmente na Alemanha e na República Checa. Orador TEDx e de diversas conferências. Foi Presidente da ELSA Portugal e é o Fundador do projecto de Responsabilidade Cívica "Os 230", que além de promover a cidadania ativa e a literacia democrática, pretende aproximar os cidadãos dos seus representantes, nomeadamente através de entrevistas aos 230 deputados à Assembleia da República.

Luís Marques Mendes

Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, foi secretário e adjunto do Governador Civil do Distrito de Braga, advogado na Comarca Judicial de Fafe, consultor jurídico da Efacec e presidente do Conselho de Administração da ENSINO, entidade proprietária da Universidade Atlântica, e administrador executivo da Nutroton Energias. Teve um longo percurso governativo, integrando os três governos de Aníbal Cavaco Silva como Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares do X Governo (1985-1987), acumulando com as funções de porta-voz, foi também Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros no XI Governo (1987-1992) Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro do XII Governo (1992-1995), e no governo de José Durão Barroso foi Ministro dos Assuntos Parlamentares do XV Governo (2002-2004).

Liderou a oposição ao Partido Socialista, de 2005 a Setembro de 2007, quando ocupava a presidência da Comissão Política Nacional do PSD.

É atualmente presidente do conselho estratégico na Abreu Advogados, conselheiro de estado e comentador na Sic.