ALEMANHA

TU Dortmund, Dortmund

Clima

Língua Falada

Certificado de Língua

 é necessário 

A Alemanha, por se encontrar no centro da Europa, é um país onde é particularmente fácil viajar. As viagens de avião não são muito caras, bem como os autocarros, mas os comboios são bastante caros. No estado da NRW (onde se localiza a cidade de Dortmund), os estudantes (erasmus incluído) recebem todos um bilhete de transporte que lhes permite viajar pelo estado em todos os comboios regionais e transportes públicos e urbanos. Este bilhete está incluído numa fee que todos os estudantes (alemães e erasmus) são obrigados a pagar, mas que lhes permite ter imensas regalias. Tendo em conta que algumas cidades importantes da Alemanha (Colónia, Aachen, Bona, Dusseldorf, etc) se localizam neste estado, isto permite aos estudantes aceder a todos estes sítios muito facilmente pois a rede de transportes é muito boa. Permite-lhes também aceder aos vários aeroportos que se localizam no estado, tendo assim mais opções ao procurarem voos para outros locais.

MEIOS DE TRANSPORTE

Universidade

Exigência do Ensino

Apontamentos

Disponíveis

Produtividade profissional

O facto de os estudantes viverem em residências universitárias facilita a integração com a comunidade erasmus e estudantes locais. Dortmund recebe estudantes de todas as partes do mundo, para além da Europa. Existem eventos regulares nos bares das residências para juntar todos os estudantes e ainda a ESN promove actividades (viagens, festas etc) com o objectivo de facilitar essa integração. A cidade também é bastante acessível via transporte público. É, por isso, relativamente fácil fazer fazer amizades durante o semestre que promete sempre ser muito animado.

ESPÍRITO UNIVERSITÁRIO

Finanças

Despesas/Nível de vida

Bolsa de Apoio Financeiro

Tive, contudo não foi suficiente para cobrir todo o alojamento.

Alojamento

Universitário

O alojamento foi fácil de arranjar. A universidade ajuda bastante nesse aspeto. As condições eram boas e estava bem localizado.

Processo de Candidatura

Processo de Seleção:

Justo. Primeira Opção.

Fatores de Decisão:

Aprender alemão e estudar na Alemanha.

Motivação

Antes

Depois